Analise do Jogo Diammond And Pearl

- Inicio
- Equipe
- Parceria
- Contato
- Comunidade Orkut

-Criador
-História
-O que é Pokémon?
-Personagens
-Pokémons Iniciais
-Vilões
-Evoluções
-Lendarios
-Ovos Pokémon
-Pokébolas
-Fósseis Pokémons
-Day Care
-Insígnias
-Pokémon Cotest -Lideres de Ginasio
-Lemas dos Rockets
-Rangers
-Simbolo Fronteira

-Episod.Completos
-Episod. Legendados
-Filmes
-Especiais
-CD's
-Aberturas
-Encerramento
-Romns
-Platinum
-Diammond & Pearl
-Silver Chronicles
-Soul Silver & Heart Gold
-Mew Vs Mewthow
-O Poder de Um
-O Feitiço dos -Unowns
-Viajantes do Tempo
-Heroes Pokémon
-Realizador dos Desejo
-Alma Gêmea
-Lucario e o Mistério de Mew
-O Léndario templo do Mar
-O Pesadelo de Darkrai
-Giratina e o Buquê dos Ceus Shaymin
-Arceus e a Joia da Vida
-Kantu
-Ilhas Laranjas
-Hoeen
-Sinnoh
-Issuh
-Mapa dos Continentes
-Nitendo Ds
-GBA Advence
-Nitendo64
-WinDsPro

-Ribbons
-Vantagens ou Des.
-Pokémon Shiny
-Dinamic Values -Pokeblock
-Usando Wi-fi
-Letras Músicais
-Primeira Geração
-Segunda Geração
-Terceira Geração
-Quarta Geração
-Batalha Fronteira
-Pokés de Sinnoh
-Status de Batalha
-Ligas Pokémon
-Fitas Contest
-Criadores Pokémon
-Vs.Seeker


Exibindo no Japão
Final de 2010
Novos Pokémons
18 de Setembro

 

Objetivo

O principal objetivo de "Diamond & Pearl" ainda é capturar o maior número possível de pokémons e vencer o mestre de cada ginásio para adquirir todas as insígnias. A fórmula, no entanto, está tão bem equilibrada e as novidades são tantas que você mal perceberá que está fazendo exatamente a mesma coisa dos jogos anteriores, tudo outra vez.

A Edição Diamond e Pearl, que trazem o mesmo conteúdo, mas com alguns monstrinhos feitos especificamente para cada uma das versões. Portanto, para completar sua coleção, será preciso realizar trocas com outros jogadores - ou comprar as duas edições.

Sempre a mesma coisa, mas que nunca cansa

Novamente, você encarna em um personagem sem falas e com o nome que escolher - pode ser o seu. A história é bobinha e muito parecida com as anteriores, apresentando personagens novos, mas com as mesmas funções e características daqueles presentes nos jogos anteriores. São estereótipos que ajudam o jogador a se localizar na história: a mãe o incentiva em sua aventura; o cientista e sua ajudante, mentores que ensinam coisas novas e prestam auxílio; o rival, que o desafia; dentre outros. Até mesmo a Equipe Rocket, do original, possui uma nova representante, a Equipe Galactic.

Ao contrário de muitos RPGs tradicionais para portáteis, que oferecem uma mecânica de jogo similar, mesclando batalhas em turnos com exploração de cenários através de uma visão superior, "Diamond & Pearl" o estimula a conversar com NPCs (personagens não-jogáveis). Muitos destes oferecem dicas válidas e itens, valendo a investida nos diálogos e tornando-os muito mais interessantes, mesmo que não façam sentido dentro do contexto.

Aliás, a recompensa é um dos elementos mais explorados, razão pela qual o jogador se sente motivado em prosseguir na aventura. Cada feito, grande ou pequeno, é recompensado com um novo item, que pode ser uma nova habilidade para uma de suas criaturinhas, uma pokéball especial, um acessório para ser utilizado em concursos de pokémons, um ingrediente para a confecção de poffin (uma espécie de bolinho) e muito mais. Essa "tática" dos desenvolvedores parece deixar a aventura (que não é curta, acredite) sempre fresca, sem cair na repetição.

Trade Game ou o troca-troca virtual

Nas cidades que você encontra também as lojinhas de conveniência, nas quais você pode se abastecer de itens indispensáveis para os momentos de batalha, além dos centros de saúde para pokémons, onde você carrega a barra de energia de suas criaturas, sem nenhum custo - até aqui, nenhuma grande novidade.

Essas casinhas funcionam também como um elo entre todos os jogadores de "Diamond & Pearl" do mundo, sediando diversos tipos de batalhas online entre dois ou mais jogadores, salas de bate-papo com voz e troca de pokémons.

Esta última opção resume muito bem como o jogo explora da melhor forma possível as funções Wi-Fi do DS: através de um globo terrestre em 3D, você pode adicionar um pedido de troca à lista de seu país, dizendo qual pokémon procura e oferece. O usuário interessado, independentemente do local onde se encontra, pode mandar uma mensagem confirmando a troca, mesmo enquanto você não estiver conectado, facilitando muito a comunicação. Nunca as funções Wi-Fi do DS foram tão bem exploradas.

Há também o subsolo da cidade de Sinnoh, uma extensa área que serve de ponto de encontro online, onde os jogadores podem decorar suas próprias bases secretas, procurar por pokémons juntos e participar de minigames.

O jogo usa também as capacidades wireless do DS, procurando por jogadores ao redor da área na qual você se encontra. No entanto, para isto é preciso adquirir um miniaplicativo para seu Pokétch, um dos novos e mais interessantes elementos do jogo. Com ele você pode alterar as funções da tela sensível ao toque, instalando miniaplicativos encontrados ao longo de sua aventura. Dentre suas diversas funções, ele pode mostrar as horas em tempo real, o estado de seus pokémons, buscar itens invisíveis pelos cenários, mostrar a localização de itens através de um mapa, contar passos ou até mesmo fazer contas com uma calculadora digital.

Outra novidade muito bem-vinda são os minigames que complementam a aventura e dão um novo fôlego à tradicional fórmula da série. Através deles você fará poffins, bolinhos que aumentam alguns atributos de seus pokémons, melhorando a performance dos monstrinhos nos concursos. Estes trazem diferentes minigames, envolvendo ritmo e estratégia.

Com tantas coisas para fazer além da missão principal, é fácil se esquecer seus objetivos. Para auxiliá-lo, todas suas ações são anotadas em um diário, que o ajuda a recordar o que deve ser feito.

Capturar o máximo possivel

Naturalmente, o básico da série também encontra-se aqui: a busca pelos quase 500 monstrinhos, através da exploração de florestas e cavernas entre uma cidade e outra, ainda lembra muito os jogos anteriores. Como em "Pokémon FireRed & LeafGreen", para GameBoy Advance, o jogo possui um relógio interno que acompanha as horas em tempo real, alternando os cenários entre o dia e a noite e influenciando na aparição de NPCs e pokémons durante sua aventura.

As batalhas, como de praxe, são bastante estratégicas. Existem monstrinhos de fogo, água, pedra, espírito, elétricos, venenosos, voadores, psíquicos etc. Cada um deles possui suas vantagens e fraquezas sobre determinados tipos de pokémons. Um exemplo óbvio é o pokémon de água, que com um único ataque pode derrotar um de fogo, mesmo tendo um grau de evolução menor que o do oponente.

Além disso, cada tipo de pokémon possui seu próprio habitat. Pokémons de pedra, por exemplo, geralmente vivem em áreas rochosas, sendo necessário carregar ao menos um pokémon capaz de derrotá-los se sua intenção for explorar cavernas, por exemplo.

A novidade nos combates é o menu de comandos, acessível através da tela inferior, que conta com uma interface bastante intuitiva, baseada em cores e botões grandes, ideais para o toque com os polegares. O acesso aos comandos de ataque, troca de pokémons e uso de itens nunca foi tão rápido e prazeroso.

Com seu progresso no jogo, treinar monstrinhos torna-se uma tarefa fácil e natural, ao contrário da progressão lenta do começo, quando você não possui nenhum item para auxiliar no desenvolvimento. O aprendizado de novos golpes e a possível evolução da criatura, quando bem cuidada e treinada, motivam o jogador a continuar investindo no monstrinho. Você não percebe, mas aos poucos vai sentindo a necessidade de capturar todos eles, graças à fórmula consagrada e viciante.

Os Gráficos

Os gráficos de "Diamond & Pearl" acompanham a evolução sutil da mecânica original, sem grandes inovações, mas com um tratamento mais do que apropriado. Os cenários externos mesclam elementos em 3D (como casas e prédios) e 2D (árvores, personagens e mais), mantendo o estilo simples e a grande profusão de cores sempre presentes na série.

As batalhas ainda não contam com animações de pokémons, que são representados através de imagens estáticas, porém apresentam uma série de novos efeitos especiais que aumentam o dinamismo significativamente.

No quesito sonoro, tem seus altos e baixos. O jogo reproduz muitos efeitos sintetizados, exatamente como eram no antigo GameBoy, principalmente nas batalhas, durante a aparição dos monstrinhos - cada um tem seu próprio som. As músicas, por sua vez, contam com melodias muito bem compostas, daquelas que ficam na cabeça por muito tempo.

Da Nitendo Ds para conquista todo o Mundo

A primeira grande aventura de Pokémon para DS não podia ser melhor. "Pokémon Diamond & Pearl" é a evolução perfeita, conseguindo mesclar muito bem as novidades com a fórmula equilibrada e viciante concebida no antigo GameBoy. As funções online dão um novo vigor à série, permitindo diversas opções de interação entre jogadores do mundo inteiro. Aos que nunca se interessaram pela série, deixem o preconceito de lado e experimentem. Atrás desse mundo de infindável fofura, há uma aventura longa e divertida, capaz de agradar jogadores de todas as idades.